sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Análise e sugestões a propósito de "O Crisma"

Mais do que fazer a análise crítica do material, onde o grafismo e a interacção com o utilizador é bastante infantil, importa tentar ver no que este material nos pode ajudar na formulação de uma formação de adultos devidamente estruturada.
Começando pelo que não se deve repetir, este material foi idealizado para o contexto da América-Latina, com uma vivência cultural e religiosa muito diferente da nossa realidade Ocidental. Chamo a exemplo a utilização de dados específicos das conferências episcopais de países sul-americanos, e a referência implícita à teologia da libertação. Posto isto é importante que a experiência humana invocada na formação de adultos parta da própria experiência humana dos formandos, e por isso deve sair do seu contexto social, e porque não mesmo do seu contexto eclesial, das suas experiências religiosas.
O material está estruturado em seis encontros, mas a sua brevidade não deve ser desculpa para não abordar temas que devem fazer parte de uma formação de adultos válida. Uma formação de adultos deve passar por temas como a Doutrina Social da Igreja (a sua forma de relação com a sociedade), a Escatologia (o sentido que a nossa vida pode ter quando orientada para o Pai), os Sacramentos (tanto os da Iniciação Cristã como os de Serviço).
Concluindo, é positivo que este tipo de materiais cheguem até nós, mas é necessário que esse material seja sujeito a uma aculturação ao contexto onde vai ser usado, e que responda às necessidades reais dos formandos.

Sem comentários: